O HOMEM DO CASTELO ALTO
Trechos do livro de Philip K. Dick publicado em 1962
Trechos do livro de Philip K. Dick publicado em 1962
Local: A história se passa em São Francisco (Estados Unidos), tempo após a vitória dos alemães na Segunda Guerra Mundial.
Os alemães e os japoneses estão no poder.
Mr. Childan - Vendedor de Antiguidades Norte-Americanas.
Frank Frink - “Seu nome original era Frank Fink. Nascera na Costa Leste, em Nova York e, em 1941, fora convocado pelo Exército dos E.U.A., logo após a derrota da Rússia. Depois dos japoneses tomarem o Havaí, foi enviado à Costa Oeste. Quando a guerra terminou, lá estava ele, do lado japonês da linha demarcadora. E ali continuava, quinze anos mais tarde.”
A mistura de referências: os personagens consultam o I Ching como um oráculo contemporâneo que guia suas decisões.
“— todos ligados a este momento de jogar as varetas para selecionar a sabedoria apropriada num livro iniciado no século XXX a. C. Um livro criado pelos sábios da China num período de cinco mil anos, burilado, aperfeiçoado, aquela soberba cosmologia — e ciência — codificada antes que a Europa tivesse aprendido a extrair raiz quadrada.”
Mr.s Tagomi - Empresário japonês.
“Os antiquários norte-americanos tornaram-se obras de arte. para muitos japoneses ricos, cultos, os objetos históricos da civilização popular americana tinham tanto interesse quanto as antigüidades mais procuradas. Por que era assim, o próprio major não sabia; ele se interessava sobretudo por velhas revistas que tratassem de botões de latão americanos, bem como pelos botões em si. Era como colecionar moedas ou selos; não havia explicação racional. E os colecionadores ricos pagavam altos preços.”
Juliana Frink - “Já vivia ali em Canon City, Colorado, havia alguns meses. Era professora de judô.”
Sobre Hitler…
“O problema deles (os nazistas), concluiu, é o sexo; nos anos 30 já praticavam coisas infames e isso tem
piorado. Hitler foi o iniciador com sua — o que era? Sua irmã? Tia? Sobrinha? E a família já
sofria de consangüinidade; seus pais eram primos. Estão todos praticando incesto, voltando ao pecado original de desejar as próprias mães. É por isso que eles, as bichas da elite do SS, têm aquele risinho angelical, aquela inocência loura de bebê; estão se guardando para a mamãe. Ou para os camaradas.”
“E o pior era que o Império Alemão atual era um produto daquele cérebro. No início um partido político, depois uma nação, depois metade do mundo. E os próprios nazistas haviam diagnosticado, haviam reconhecido, aquele curandeiro que cuidou de Hitler com plantas, aquele Dr. Morell que tratou Hitler com um remédio chamado Pílulas Antigas do Dr. Koester — fora inicialmente especialista em doenças venéreas. O mundo inteiro sabia e, mesmo assim, o falatório do Líder ainda era sagrado, ainda era o Evangelho. Suas idéias já tinham agora contaminado uma civilização inteira e, como esporos do mal, as bichas louras cegas voavam daTerra aos outros planetas, espalhando a infecção.
Resultado do incesto: loucura, cegueira, morte.”
Mr. Baynes - Homem de negócios do ramo dos plásticos. Falso suíço.
“— O senhor nunca descobriria — disse Baynes — porque não tenho nenhum traço físico de
judeu; alterei meu nariz, diminuí meus grandes poros gordurosos, clareei minha pele quimicamente, modifiquei a forma de meu crânio. Em suma, fisicamente não posso ser descoberto. Posso e tenho freqüentado as rodas mais altas da sociedade nazista. Ninguém me descobrirá. E…”
27/JUNHO/2017
Comentários
Postar um comentário