EMPURRAR O CÉU PARA LONGE (NICK CAVE AND THE BAD SEEDS)




Push The Sky Away”, em tradução literal “Empurrar o Céu para Longe”, lançado em dezembro de 2013, é o décimo quinto disco da Banda Nick Cave and the Bad Seeds. Dessa vez com a saída de um dos membros fundadores do grupo, o guitarrista Mick Harvey. O disco é diferente de outros trabalhos da banda, como o ótimo “The Boatman's Call” (1997) e “No More Shall We Part” (2000). As letras e os arranjos possuem uma atmosfera mais indeterminada que a dos discos anteriores, com canções de longa duração. Os temas das letras rememoram fantasmagoricamente a assuntos obsessivos para Nick Cave, como os casos amorosos, os perfis femininos e os temas bíblicos.  É muito perceptível também as influências do músico Warren Ellis para essa nova fase do grupo, Com a criação de arranjos densos e a presença do violino, das flautas e do sintetizador. 

"We No Who U R" tem um ambiente sonoro etéreo e uma letra enigmática sobre a natureza, na voz grave de Nick Cave escutamos o verso “Breathe, in it, there is no need to forgive” (Respirar, nisso, não há necessidade para perdoar). Descrições que se tornam presentes no imaginário poético de Cave, como a menção aos pássaros e à iluminação. A atmosfera não tão exata,  como em trabalhos como "Murder Ballads" (1996). Nessa composição há um vulto pairando, às margens da canção são borradas e nos causam estranhamento. É notável o uso dos sintetizadores.

"Wide Lovely Eyes" mantém a mesma atmosfera vultosa, agora com a descrição de uma companheira de “olhos largamente encantadores” que percorre os lugares claros e escuros com o narrador. Nos versos surgem descrições com referências mitológicas fortes como “They've hung the mermaids from the streetlights by their hair” (Eles penduram as sereias nos postes por seus cabelos). A relação entre as ondas do mar e a distância do amor. Relação também entre amor e despedida. A terminação da primeira, segunda e quarta estrofes acentuam essas características obsessivas.

...Crystal waves and waves of love
You wave and say goodbye
...The waves of blue and the waves of love
You wave and say goodbye
...Distant waves and waves of distant love
You wave and say goodbye

Em “Water's Edge”, parceria na composição entre Nick, Warren Ellis e o baterista Thomas Wydler, retorna à influência da narrativa bíblica tão presente nos trabalhos do Bad Seeds. Adentramos na história de alguns garotos, em uma letra complexa e sombria. Nick narra a história com sua voz cavernosa fazendo jus à alcunha “Cave” (Cova). Ele já disse em entrevistas que ama a figura de Deus, mas não se intitula cristão. E dúvida de sua possível existência fora das narrativas.  

Jubilee Street” é sobre passear pela rua do Jubileu em busca de  transcendência. Nesse caso com uma garota de nome “Bee”. Na letra não fica claro se ela é uma prostituta ou não. Onde o final do caminho, o gozo e a iluminação se amalgamam. É o primeiro single do álbum e tem um poderoso apelo dramático. Principalmente ao vivo, onde pode ser vista no documentário sobre Cave, “20.000 dias na Terra”, lançado também em 2015.

Já em “Marmeids” ressurge a figura das “sereias” e sua forma de sedução feminina. Que pode fazer o narrador naufragar, mergulhar profundamente, esquecer-se e transcender. A banda reafirma também seu imaginário bíblico imbuído de lirismo ao cantar os versos:

I believe in God
I believe in mermaids too
I believe in 72 virgins on a chain (why not, why not)
I believe in the rapture
For I've seen your face
On the floor of the ocean
At the bottom of the ray

We Real Cool”, segunda composição com parceria entre Cave, Ellis e Wydler, é uma canção que fala sobre os mistérios da criação do universo, quem criou?, quem mediu tudo?. Interessante os versos que dizem “The past is the past and it's here to stay/ Wikipedia's heaven” (O passado é o passado e está aqui para ficar/Céu da Wikipedia).

Finishing Jubilee Street” é sobre um sonho do autor após a finalização da canção “Jubilee Street”. Na visão onírica dele surge a figura obsessiva de uma jovem garota de nome Maria Stanford, que se torna sua esposa. Destaque para os coros angelicais que entoam “Oh see that girl coming on down/ Coming on down, coming on down.” (Veja aquela garota indo para baixo/ indo para baixo/ indo para baixo).

Higgs Boson Blues” é um blues contemporâneo obscuro, onde o narrador participa de uma viagem/delírio dirigindo um carro até Genebra, atrás d´ “A Partícula de Deus” ou “Bóson de Higgs”. Genebra é onde está localizado o maior “acelerador de partículas do planeta” (o Grande Colisor de Hádrons). Onde os cientistas além de outras descobertas buscam encontrar o “Bóson de Higgs”, a menor partícula então obtida de um átomo. Durante o percurso, nos deparamos com figuras emblemáticas como o “blusman”, que dizem ter vendido a alma para o diabo, Robert Johnson; Miley Cyrus numa piscina em Toluca Lake, Hannah Montana numa savana africana, além do próprio diabo.
Push The Sky Away” a canção que dá título e encerra o álbum termina com versos que podem servir de síntese para o álbum inteiro “And some people/Say it's just rock'n roll/Oh, but it gets you/Right down to your soul” (E algumas pessoas/ Dizem que é apenas rock'n roll/Ah, mas isto te pega/Exatamente em sua alma).


27/ Junho/2017 

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